Sempre vi arte que representasse o passado de valença, mas resolvi fugir um pouco disso e fazer algo diferente, algo que represente mais o atual e focado em um público mais jovem.

Pensar em uma ideia para um mural que se aplicasse ao tema da educação em Valença foi bem difícil, mesmo com as palestras sobre história da educação na cidade que tivemos, já que meu foco não era o antigamente, até que vi em algum lugar sobre o uso de jogos na educação. A partir disso já soube oque fazer: transformei três escolas de Valença (Benjamin, Institutinho e Arcoverde) e elementos marcantes daqui, como a Catedral e o Cruzeiro, em um cenário de um jogo de plataforma, onde as skins, as roupinhas do jogo são uniformes de escolas valencianas (dois deles sendo uniformes antigos do Benjamin e Arcoverde e um uniforme atual) e na mochila da personagem coloquei itens essenciais para a sobrevivência do estudante atual, como caderno, lápis, fones de ouvido, régua e balinhas, além de colocar no cenário o pior inimigo: uma prova.

Ana Beatriz Rocha da Cunha Silva