Esta pintura tem como temática a educação ambiental. Ela representa a minha interpretação da paisagem do parque natural municipal açude da concórdia. A proposta da educação ambiental é multissetorial e um de seus aspectos é reaproximar o homem da natureza. Não se valoriza o que nos é desconhecido. O conhecimento e o contato cria um vínculo emocional que estimula a formação de valores e atitudes de proteção e cuidado com o meio ambiente. As construções ao fundo são a sede e o embarcadouro do parque. Em seu entorno temos grupos de alunos de escolas locais e voluntários preparando mudas a serem plantadas em áreas de reflorestamento.

São encontradas no parque espécies da flora nativas como a sapucaia, a embaúva, guapuruvu, ipê, a quaresmeira, o angico, bromélias e orquídeas. A observação da fauna local é outra atividade apreciada pelos visitantes, animais como gavião-tesoura, mico-estrela, capivaras, tucano, carcará, pica-pau-de-banda-branca, preguiça, lobo-guará e grande diversidade de pássaros são encontrados no parque.

Maria Leonidia Pinto de Menezes Machado