A ideia do primeiro colégio particular de Valença surgiu em 1830, tendo sua construção iniciada no ano seguinte com o auxílio dos fazendeiros da região. Em 1832 o “Colégio de Educação de Valença” foi inaugurado, aos pés da serra dos mascates, logo no início da subida para o que, hoje em dia, é conhecido como “mirante da serra dos mascates”, onde na época, era o mais famoso caminho, pelo qual o ouro e outras importantes mercadorias chegavam à cidade de Valença. Considerado a primeira escola primária de Valença, o “Colégio de Educação de Valença” possuía uma taxa anual de 200 mil réis, onde o custo por aluno era considerado de 160 mil réis, sendo assim, para cada 4 alunos pagantes, conseguiam abrir uma vaga gratuita para negros e indígenas.

Em determinada ocasião, o cientista francês Charles Ribeyrolles faz uma citação ao colégio: “O Colégio de Valença, dirigido pelo Dr. Nogueira de Barros, está admiravelmente situado numa elevação que fecha a cidade a leste. É arejado, com vastas salas e belas paisagens. O programa anuncia sérios estudos preparatórios. Por que não tem concorrência? Por que tantos espaços vazios? Ah, vós que queimais as terras para desembaraçá-las, não deixeis que a sarça atinja os muros de vossa casa”.

Vania Antonia Rodegheri Soares