A ética e o respeito são valores fundamentais que devem ser cultivados e promovidos em todos os aspectos da vida, e a escola desempenha um papel fundamental na formação desses princípios em seus alunos.

Na escola, a ética e o respeito entre os alunos são essenciais para a criação de um ambiente positivo e propício ao aprendizado. Quando os alunos são éticos, eles agem de acordo com valores como honestidade, responsabilidade, justiça e empatia. Eles assumem a responsabilidade por suas ações, respeitam as regras estabelecidas pela escola e pelos professores, e tratam seus colegas com consideração e empatia.

Além disso, a ética e o respeito entre os alunos têm um impacto significativo no clima escolar. Quando os alunos demonstram respeito mútuo, o ambiente se torna mais harmonioso, seguro e inclusivo. Os estudantes se sentem valorizados e apoiados, o que contribui para um maior engajamento acadêmico e um senso de pertencimento. Além disso, a ética e o respeito promovem a construção de relacionamentos saudáveis ​​entre os alunos, baseados na confiança e no entendimento mútuo.

A promoção da ética e do respeito também é crucial para o desenvolvimento moral e social dos alunos. Ao internalizar esses valores desde cedo, os alunos aprendem a agir de maneira ética em todas as áreas de suas vidas. Eles se tornam cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões responsáveis ​​e respeitar a diversidade de perspectivas e culturas.

Trabalhar estes e outros aspectos na escola, prepara os estudantes para o mundo além das salas de aula. No futuro, eles enfrentarão situações que exigirão tomar decisões éticas, colaborar com colegas de diferentes origens e lidar com desafios complexos. A ética e o respeito cultivados na escola fornecem as bases para que os alunos se tornem profissionais éticos e cidadãos comprometidos com o bem comum.

COLÉGIO ARCOVERDE E O PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA ÉTICA

O colégio Arcoverde desenvolveu o programa de convivência ética visando a melhoria constante da convivência no ambiente escolar, transformando o colégio em um lugar seguro e inclusivo.  O programa é focado nos alunos com cinco pilares principais.

1- Aulas semanais de Convivência Ética: para os alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é fortalecer a cooperação entre os estudantes e discutir sobre valores como justiça, respeito, solidariedade e tolerância. As aulas propiciam momentos para as assembleias de classe como um meio para sedimentar a prática de discussões democráticas e participativas sobre temas relativos à convivência; cria estratégias, junto aos estudantes, no combate ao bullying, cyberbullying e demais práticas violentas; propicia o debate para reflexões coletivas (através dos temas de aula, literatura, dilemas morais etc.), possibilitando o desenvolvimento do discernimento e do respeito à opinião do outro;

2- Sistema de Apoio entre Iguais (as Equipes de Ajuda): são grupos que estimulam o protagonismo juvenil, formados pelos próprios estudantes, que atuam na escola para a convivência ser mais positiva entre seus pares, com intervenções antibullying e contra outras práticas violentas. Os estudantes recebem formação para identificar e atuar nos problemas de seus pares, oferecendo apoio, escuta, acolhimento e auxiliando na superação das dificuldades;

3- Plano Institucional Antibullying e Antirracista: estruturado para atuar de maneira intencional e sistematizada para que, em nossa comunidade escolar (gestores, professores e estudantes), refletir sobre os valores morais que tanto desejamos seja uma prática formativa e uma realidade cotidiana.

4- Método de Preocupação Compartilhada: conta com protocolos de atuação para os casos de bullying, cyberbullying e demais práticas violentas;

5- Círculos Restaurativos: com aplicação de sanções por reciprocidade e a ampliação da interação da gestão escolar com o restante da Rede de Proteção;

6- Formação de seus professores e gestores: com intuito de refletir sobre as questões que envolvem a formação moral e ética da criança e do adolescente, bem como as estratégias de intervenção e de prevenção aos problemas de convivência enfrentados nas instituições a fim de que se possa construir um ambiente cooperativo;

O Programa de Convivência Ética representa um marco importante na jornada do Colégio Arcoverde em formar cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Acreditamos que investir na educação ética é investir no futuro, preparando nossos alunos para enfrentar os desafios do mundo com integridade e respeito pelo próximo.