Uma das matérias mais temidas durante toda a vida escolar é a matemática. O pesadelo da maioria dos estudantes complica a vida de muita gente, e na hora de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente. Por conta da falta de afinidade com os números, muitos alunos dedicam mais tempo as questões de matemática e acabam ficando nervosos quando não dominam o assunto de algumas questões.

Com a data do exame chegando é o momento ideal para focar todas as energias e caprichar nos estudos. Por isso, separamos algumas dicas pra te ajudar na prova e principalmente, na matemática.

A maioria das questões de matemática e física do Enem exigem que o estudante tenha conhecimento de algum conteúdo específico que deve ser utilizado nas resoluções. Desse modo, não há dúvidas de que conteúdos clássicos como equações, jogo de sinais, adição, multiplicação e divisão, entre outros, caem em praticamente todas as questões de Matemática e Física do Enem.

Jogos de Sinais

Para as contas de multiplicação, a regra que vale é: “Sinais iguais, resultado positivo, sinais diferentes, resultado negativo.

Para as contas de adição e subtração: Com sinais iguais, some e conserve-os.Com sinais diferentes, subtraia e mantenha o sinal do maior módulo.

Multiplicação por potência de 10

Na hora de multiplicar qualquer número por uma potência de 10, pense apenas na vírgula. O número de casas decimais que ela se deslocará para a direita é igual ao expoente da potência de 10 pelo qual o número está sendo multiplicado. O segundo caso é aquele em que não há vírgula. Para calcular esse tipo de multiplicação, basta colocar zeros no final do número. A quantidade de zeros é igual ao expoente da potência de 10.

Multiplicação por múltiplo de 10

Quando os números multiplicados são múltiplos de 10, o procedimento é similar ao anterior. Contudo, separe os números em duas partes: início e zeros. Multiplique os números iniciais e coloque exatamente a mesma quantidade de zeros que eles possuem no resultado final.

Regra de três simples

A famosa regra de três, responsável por resolver a maioria das questões, é bem fácil de aprender. Basta Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.  Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. Montar a proporção e resolver a equação.

Gostou das dicas? Fica ligado no blog porque vamos postar orientações de todas as matérias semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas.